sábado, 25 de junho de 2011

Eu já sabia!

O choramingar de crianças é o som mais irritante que existe, diz pesquisa


   Reprodução
Nada de unhas arranhando lousas ou máquinas pesadas perfurando o chão. O som mais irritante de todos é o de uma criança choramingando, segundo pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Nova Iorque (SUNY), em parceria com a Universidade Clark, ambas nos Estados Unidos. 

O estudo reuniu homens e mulheres, tanto pais e mães como os que ainda não tiveram filhos. A tarefa dos participantes era de tentar resolver questões de matemática durante um minuto inteiro, enquanto ouviam uma série de seis sons. Entre eles, o de máquina serrando madeira e o de adulto imitando voz de criança.


Depois de analisar o resultado dos testes matemáticos, os psicólogos concluíram que os sons relacionados aos humanos – como mãe fazendo voz de bebê e choro infantil – causavam mais distração aos participantes que os outros barulhos. Mas o som de criança choramingando, típico da idade entre 2 anos e meio e 4 anos, foi o que causou mais erros nos cálculos, tanto aos pais como nos não pais.

Os pesquisadores acreditam que o resultado está ligado a uma questão evolutiva, já que o choramingar das crianças tem mesmo de ser irritante, para chamar a atenção de quem está cuidando delas e não passarem necessidade. “Ele está dizendo para você ajustar o que está errado. É para ser chato mesmo.”, disse uma das psicólogas do estudo, Rosemarie Chang, em entrevista ao site de notícias do MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog